Qual a diferença entre ATM, DTM, Artropatia da ATM e patologia da ATM?

Diferença entre ATM, DTM, Artropatia da ATM, Patologia da ATM

Qual a diferença entre ATM, DTM, Artropatia da ATM e patologia da ATM?

Uma das perguntas que eu percebo que é muito comum, não só entre pessoas que chegam à minha clínica mas também entre os usuários do Portal Patologia da ATM, é a seguinte: “Dra., eu tenho ATM. Isso é grave? O que posso fazer?”

Essa pergunta parte de uma pequena confusão terminológica que parece ser muito óbvia para nós, profissionais da área de saúde, mas claramente não é para uma pessoa que não é dessa área. Então vale a pena primeiramente entender um pouco sobre alguns termos, para depois voltarmos a pergunta acima.

São quatro os termos e siglas que se confundem quando o assunto é diagnóstico e tratamento da ATM. Vamos entender um pouco sobre cada uma destas siglas e termos:

 

  • ATM(Articulação Temporomandibular) – É uma articulação sinovial, (porque apresenta espaço entre ossos e esse espaço é preenchido por um líquido, o líquido sinovial) que liga a mandíbula ao crânio. A ATM, esta articulação que praticamente todos nós possuímos, não deve ser reduzida apenas à parte óssea. A ATM faz parte do sistema mastigatório que envolve ligamentos, discos articulares, músculos e outros componentes.

 

  • DTM(Disfunção Temporomandibular) – Disfunção significa funcionamento anormal ou prejudicial. Então DTM seria o funcionamento anormal da articulação temporomandibular. Esse funcionamento anormal deve estar sendo causado por alguma doença que afeta a articulação e também outros elementos do sistema mastigatório como os músculos e ligamentos da ATM, por exemplo.

 

  • Artropatia Temporomandibular– Artropatia são as doenças que acometem as articulações, neste caso, as doenças da articulação temporomandibular. Essas doenças articulares é que podem causar diversos sintomas como dores nos músculos, dores na articulação, dores de cabeça, estalos, boca travada e uma disfunção, ou seja, um funcionamento anormal da ATM.

 

  • Patologia da ATM– Patologia significa analise, estudo de doenças. Então significa o estudo e analises das artropatias/doenças das articulações temporomandibulares. Profissionais com experiência em Patologia da ATM são os profissionais com experiência em investigar e estudar as diversas doenças que afetam a ATM e com experiência em diagnosticar – identificar – estas doenças quando presentes e realizar um tratamento que ataque a causa do problema e não somente os sintomas.

Bem, tudo isso são terminologias usadas para explicar diferentes conceitos que são muito comuns para profissionais da área de saúde mas nem tanto para as pessoas que sofrem com problemas na ATM.

Muitas outras perguntas podem surgir sobre estas terminologias. Por exemplo: Todas as disfunções da ATM são causadas por artropatias? O que causa um problema na ATM? Existe um tratamento genérico para todas as possíveis doenças articulares (artropatias) que afetam a ATM, como o uso de plaquinhas? Se não sinto dor, significa que não tenho nenhuma artropatia afetando a minha ATM?

 

Se você tem problemas na ATM, busque profissionais com experiência em Patologia da ATM

Estes profissionais possuem experiência em investigar, diagnosticar e tratar as diversas doenças que afetam a ATM e que causam sintomas de dores fortes, disfunção, dentre outros sintomas

Muitas destas perguntas já foram abordadas de uma maneira ou outra aqui no Portal. Começando pela questão da dor, posso dizer que um dos problemas é que a dor acaba sendo o principal “termômetro” ou medida para dizer que algo não está bem, mas infelizmente a ausência de dor não quer dizer que não exista uma artropatia temporomandibular. Como foi escrito em outro post, é possível ter uma artropatia afetando a ATM e causando sintomas como estalos, mas sem o sintoma de dor. Ou seja, a dor não deve ser a única referência para saber se há algo afetando a ATM.

 

Diagnóstico Diferencial e Tratamento da ATM

As artropatias que afetam a ATM podem causar diversos sintomas como dor, disfunção, estalos, dores de cabeça, etc. Mas não significa que todos os sintomas devem estar presentes juntos e ao mesmo tempo. Cada pessoa tem diferentes sintomas, e por isso, alguns não possuem, por exemplo, a dor.

Desse modo, é fundamental identificar qual é a causa do problema, ou seja, qual é a origem da artropatia. Artropatias da ATM podem ter diversas origens como: infecção, traumatismo, autoimunidade, oclusal, neoplásica… E essas artropatias causam as disfunções na ATM e os diversos sintomas acima listados. Por isso não se pode dizer que há um tratamento genérico como uso de plaquinhas que sirva para todas as possíveis causas de artropatia da ATM. Um diagnóstico diferencial para identificar a causa do problema é fundamental para assim definir o tratamento. Um excelente exemplo encontra-se no relato de caso descrito no post: Relato de caso – Diagnóstico e Tratamento da ATM / DTM”

 

Não existe um tratamento genérico como plaquinhas que serve para todas as causas de problemas na ATM

Por isso um diagnóstico diferencial que identifique a causa do problema é fundamental para definir o tratamento

São muitas perguntas que surgem e eu sei que se você sofre com problemas na ATM, as dúvidas não param de surgir. Mas é importante pesquisar, perguntar, buscar as respostas. E antes de pensar em qualquer tratamento, busque pensar em um diagnóstico detalhado, diferencial, que identifique a causa do seu problema. Lembre-se que o seu bem-estar e a sua qualidade de vida é o mais importante de tudo.

Possui mais alguma dúvida ou comentário? Escreva abaixo nos comentários para que eu possa lhe ajudar!

 

Autora da publicação:

Edcléia Brandao

A Dra. Edcléia Brandão preza por um diagnóstico preciso e detalhado a seus pacientes. Por isso, como todos os profissionais do Portal Patologia da ATM, realiza um trabalho investigativo que vai além da boca, dos dentes e articulações, disponibilizando tratamentos individualizados e mais assertivos que buscam identificar a causa e origem das artropatias que afetam a ATM. Participar do Portal da ATM e da Escola Mensurativa Neurofisiológica da ATM demonstra essa busca incansável em oferecer bem-estar e qualidade de vida a seus pacientes, oferecendo o que há de mais avançado na ciência sobre tratamentos da ATM.

Qual a sua opinião sobre este curso?

Responder